quinta-feira, dezembro 28, 2006

AMAZONIA PODE SOFRER ELEVAÇÃO DE TEMPERATURA


Um estudo do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) indica que a temperatura média da Amazônia poderá estar 8ºC acima da atual daqui a 100 anos. O mesmo estudo prevê que o volume de chuva será 20% menor.

Segundo o meteorologista José Antonio Marengo, líder da pesquisa, declarou ao jornal O Estado de S. Paulo, "o Brasil é um país vulnerável às mudanças climáticas e algo tem de ser feito para se evitar catástrofes futuras".

De acordo com Marengo, a projeção pessimista e leva em conta o desrespeito ao protocolo de Kyoto e o contínuo desmatamento da Amazônia. "Se isso acontecer, a Amazônia deixará de ser floresta passando a ser cerrado."

O estudo ainda alerta que, na projeção, no Sudeste, em 2.100, pode haver redução na umidade do ar, além chover 10% menos. Ele diz que as temperaturas podem subir entre 3ºC e 5ºC na região. Entre as medidas que devem ser adotadas, Marengo cita a redução da poluição proveniente de veículos e a redução nos desmatamentos e queimadas.