quarta-feira, novembro 08, 2006

PROFESSORA CÉLIA NONATA PARTICIPA DE PALESTRA NA ESTÁCIO





A professora Célia Nonata foi uma das palestrantes da noite do dia 07/11/2006 no auditório JK, Faculdade Estácio de Sá de BH onde abordou o tema banditismo no Brasil e os conflitos existentes entre o poder legalizado da polícia e o poder ilegal praticado pelos marginais. No filme apresentado aos alunos, Notícias de Uma Guerra Particular, a professora disse que o conflito entre policiais e traficantes existem e este é o climax do filme. Ela destacou que embora a mídia normalmente mostre o Rio de Janeiro como o ponto de maior violência do Brasil, o que ocorre de fato é que o crime organizado de São Pauloé o mais eficiente, organizado e maior.
Nonata explica que tanto o poder da polícia quanto dos traficantes existem. Porém, o poder de coerção é legalizado, enquanto que o dos traficante é ilegal. Uma das personagens do documentário disse que os traficantes querem defender a comunidadee que os jovens de hoje em dia estão com um espírito suícida. Já um homem do documentário disse que a imprensa só passou a dar atenção a favela quando o rico começou a usar cocaína. A professora Célia chamou a atenção para esses depoimentos e disse que embora as pessoas se surpreendam com depoimentos dessa natureza, não é possível desmenti-los e fingirmos que o documentário é apenas um filme de ficção.
"Um bandido é incapazde se organizar politicamente e está sempre visando os seus próprios interesses", afirmou a professora. "O bandido se firma em seu meio através do poder de tirar a vida de outras pessoas". Nonata explicou ainda a diferença entre bandido e criminoso. Segundo enquanto o criminoso age sozinho, o bandido trabalha em conjunto. Sendo assim, todo bandido éum criminoso( aquele que comete um crime) mas nem todo criminoso é um bandido.
A educação sendo promovida através de palestras em escolas e universidades é uma iniciativa que deveria ser seguida por todas as instituições de ensino. Promover a educação é um dever de todos nós.
Visite o site farojornalístico