terça-feira, outubro 31, 2006

PROJETO MUSICALIZAÇÃO

INSTITUTO PROMOVE CURSOS PARA DEFICIENTES VISUAIS



Deficientes visuais podem ter inúmeras dificuldades na hora de se locomoverem. Sofrem diariamente o preconceito de uma sociedade que não está acostumada a aceitar as diferencias alheias. O que muitas pessoas não sabem é que pessoas com deficiência físicas estão fazendo apresentações em escolas, igrejas, instituições, praças e em tanto outros lugares.

O motivo de tantas apresentações é que o Instituto São Rafael realiza cursos de musicalização para crianças e adultos, promovendo com isso, o primeiro contato dessas pessoas com a musica, inserindo-os na sociedade de forma inovadora, mostrando à todos o potencial e as possibilidades que a música proporciona aos deficientes.

Os curso são os mais diversos. No coral infantil, as vozes são trabalhadas, sendo feito uma seleção de crianças por tipo de voz. As garotas com um tom de vozes mais agudas e graves (soprano e contalto, respectivamente) dão suavidade e potencialidade ao coral. Já os garotos compõem o tenor e o baixo. Em sincrônia, os alunos se reúnem no instituto para fazer o ensaio individualmente e em seguida, juntam suas vozes para compor o coral.

Cristiane Aparecida de Matosinhos é professora de flauta doce a três anos, com graduação pela Uemg. Ela acredita que os deficientes devem ser inseridos na sociedade e que a educação através da música é uma ótima chave para abrir as portas de uma integração sem grandes prejuízos. "Os alunos deficientes devem estudar em escolas regulares também, mas estas instituições de ensino tem muito a fazer para se adaptar aos alunos deficientes", disse.

A professora Cristiane é deficiente visual e serve de exemplo para outras tantas crianças na qual ela dá aula. Já em fase de conclusão de pós graduação em música pela Uemg, Matosinhos disse que não se pode temer os desafios. "É isso o que as aulas de canto tentam fazer. Muito mais do que apenas ensiná-las a tocar, estamos preocupados em estimulá-las a seguir em frente", afirmou. Isso pode ser de fato um grande desafio para todos os professores já que o Instituto São Rafael ministra aulas até o primeiro grau (8ª série).
Visite o site farojornalístico
Allan Campos